Dom, 28 de maio de 2017, 12:37

Árvore símbolo de Sergipe
Mangabeira

A mangabeira, Hancornia speciosa Gomes, foi instituída como árvore símbolo do estado de Sergipe por meio do decreto nº. 12.723, de 20 de janeiro de 1992 (Brasil, 1992). Sua escolha foi reforçada após a proposição como planta símbolo durante o 43º Congresso Nacional de Botânica (CNBot), que aconteceu em Aracaju neste mesmo ano.

Pertence às angiospermas, família Apocynaceae (Magnoliophyta), e pode ser encontrada tanto em tabuleiros costeiros e baixadas litorâneas no Nordeste brasileiro, como em cerrados no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país (Soares et al. 2004). O estado de Sergipe é o maior produtor de frutos no Brasil, sendo estes muito apreciados pela população. O potencial econômico é alto, e tem sido explorado através da produção artesanal de geleias, compotas, bebidas (Santos et al. 2012, Soares et al. 2004), ganhando visibilidade nacional por meio da cooperativa "Catadoras de mangabas" (https://pt-br.facebook.com/catadoras.demangaba). Apesar de a espécie apresentar ampla distribuição no território brasileiro, os locais de ocorrência estão ameaçados, o que pode provocar uma diminuição drástica de suas populações.

Referências

Brasil. Decreto nº 12.723, de 20 de janeiro de 1992. Institui a Mangabeira, como Árvore Símbolo do Estado de Sergipe, e dá providências correlatas.

Santos, T.C.; Júnior, J.E.N. & Prata. A.P. 2012. Frutos da Caatinga de Sergipe utilizados na alimentação humana. Scientia Plena 8(4): 1-7.

Soares, F.P.; Paiva, R.; Nogueira, R.C.; Oliveira, L.M.; Silva, D.R.G. & Paiva, P.D. 2004. Cultura da mangabeira (Hancornia speciosa Gomes). Boletim Agropecuário da Universidade de Lavras 67:1-12.

Atualizado em: Seg, 29 de maio de 2017, 11:00