Sex, 22 de janeiro de 2021, 13:50

UFS realiza testes de covid-19 no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe
Força-Tarefa Covid-19 da UFS promoveu a ação em dois dias de testagem
No total, foram disponibilizados 142 testes. (fotos: Vitória Lima e Alex Sanches/CBMSE)

Na manhã da última quinta-feira (21), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou testes de covid-19 em bombeiros no Quartel Central, em Aracaju. Os testes continuaram nesta sexta-feira (22) e foram solicitados pelo comando do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). Serão 142 testes realizados no total dos dois dias.

“O objetivo foi promover um controle da covid-19 e evitar a propagação. É um cuidado da instituição com os militares porque, na medida em que as pessoas são testadas, temos como minimizar essa propagação. Acaba sendo uma medida de saúde interna da corporação que repercute em uma maior segurança também para a sociedade, que será atendida pelos bombeiros”, afirmou a diretora operacional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Maria Souza.

Força-Tarefa Covid-19 da UFS dividiu a testagem no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe em três fases

A diretora falou sobre a importância da parceria com a UFS. “Nosso agradecimento e reconhecimento pelo papel que a UFS tem desempenhado, através do setor de pesquisa, na pessoa do professor Lysandro. A universidade fez toda uma adequação de forma que fossem atendidas as peculiaridades do Corpo de Bombeiros. Agradecemos também à Defesa Civil Estadual, que disponibilizou tendas para a realização dos exames”, apontou.

A testagem no Corpo de Bombeiros foi dividida em três etapas. “Já tivemos um primeiro momento testando o operacional no mês de junho. Agora temos como público o operacional , mas também o administrativo de Aracaju e da grande Aracaju, pelo número de casos que estão sendo registrados. Num terceiro momento nós vamos levar essa testagem para o interior. Está sendo feita em partes pela logística por parte da UFS, dos profissionais, do material e das demandas que eles têm em todo o Estado”, informou.

Testes estão sendo feitos por alunos e professores dos cursos de Farmácia e Medicina

Os testes foram feitos por alunos e professores dos cursos de Farmácia e Medicina. “Estamos fazendo o RT-PCR, que é o exame padrão-ouro para diagnóstico do vírus que causa a covid -19. Além disso, fazemos também a sorologia, o IGG e o IGM, para determinar os anticorpos dos militares que estão batalhando todos os dias em prol da população sergipana e merecem essa triagem. Caso o resultado seja positivo, mantém o afastamento. Caso tenha anti-corpos, o militar continua trabalhando com mais tranquilidade”, disse o professor Lysandro Borges, coordenador da Força-Tarefa Covid-19 da UFS.

Segundo ele, os resultados serão acessados pela internet. “Os resultados do PCR ficam a cargo da Secretaria Municipal de Saúde e o prazo é de 48 horas. O teste sorológico sai hoje mesmo. Nós fornecemos um QR code, que o militar acessa com seu CPF e sua data de nascimento e tem acesso ao resultado em qualquer lugar que tenha internet”, explicou o professor.

Dinah Menezes

Ascom CBMSE